Como Funciona o Licenciamento de Veículos
Também conhecido como CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), o licenciamento veicular é um documento de porte obrigatório na condução de seu veículo. Por isso, o motorista deve, anualmente, realizar a sua atualização no estado em que reside, para que todas as contas com os órgãos de trânsito sejam prestadas de maneira devida.
É válido lembrar que, por meio desse documento, é possível circular livremente por todo o território nacional. Sem essa renovação, por outro lado, o motorista não deverá sair a passeios, viagens ou trabalho, independentemente da via.
Deve ser pago anualmente, mas, para isso, você também deve estar com o seu IPVA em dia. Caso contrário, você não conseguirá fazer o seu licenciamento até não quitar esse outro débito.
Por que o licenciamento é importante?
Assim como o seu próprio nome já sugere, o licenciamento tem como principal função oferecer uma autorização para que determinado veículo circule segundo as leis previstas pelo código de trânsito brasileiro. Afinal, é por meio dele que o condutor consegue comprovar que não há nada de errado com seu veículo.
Quais são as diferenças entre o CRV e do CRLV?
Antes de saber mais a respeito da maneira com a qual se pode licenciar um veículo, é importante conhecer quais documentos estão envolvidos nesse processo. Assim, com maior domínio sobre o assunto, ficará bem mais fácil contornar qualquer situação adversa que possa surgir no momento do licenciamento.
CRV
Conhecido como Certificado de Registro do Veículo, é um documento de extrema importância para transferir o automóvel de um proprietário para outro. Ele também pode ser chamado de recibo do veículo. Por meio dele, a transferência acontece na hora de comprar um carro usado, sendo entregue com o emplacamento. O documento contém informações específicas, como:
- Renavam;
- Informações dos proprietários;
- Placa;
- Chassi;
- Tipo de carro;
- Marca;
- Ano de fabricação do automóvel.
Se você não tiver esse registro em mãos, a venda do seu veículo se tornará irregular. Não há um prazo de validade estabelecido para o CRV. Sendo assim, se o carro for um pouco antigo, seu registro é mantido. No entanto customizações e mudanças de residência exigirão do proprietário uma nova emissão do documento.
CRLV
O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo é um dos documentos que representa porte obrigatório, tal qual o CRV. A diferença é que ele conta com um prazo de validade que precisa ser considerado anualmente para não acabar perdendo a possibilidade de (trafegar com o veículo em vias públicas).